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Política comercial, 4 Dicas para melhorar

A política comercial é um conjunto de regras e ações de base, com o objetivo de padronizar e tornar a marca ou o produto forte no mercado.

O conceito é muito mais abrangente do que parece. Todo mundo já ouviu falar, mas a maioria não sabe o que é de fato, como funciona ou como desenvolver.

A política comercial é um modelo de comportamento gerencial, que padroniza diversas ações administrativas; de regras de conduta a crédito, tabelas de valores e respostas às inadimplências.

Exemplificando:

A Política Comercial funciona como um manual de boas práticas ou até um Frequently Asked Questions (FAQ) da empresa, que determina ações pré-estabelecidas de forma objetiva para diversas situações rotineiras ou de conflito.

4 Dicas para melhorar a Política Comercial

1  – Preste atenção no cliente

Para melhorar o modo de conduta da Política Comercial é imprescindível estar atento a qualquer questionamento ou apontamento dos clientes e consumidores.

Perceber o comportamento e a reação deles sobre o seu produto ou serviço ajuda a melhorar a percepção deles sobre a sua marca.

Pense rápido, você saberia responder por que seu concorrente vende mais barato? Por que esse é o valor do seu produto?

Não vale responder “porque sim”, Lembra do professor Tibúrcio?

É, ele vai te dizer isso mesmo “porque sim não é resposta”! Tudo precisa de um porque plausível.

A – O produto da concorrência custa “x” porque é industrializado, feito em uma enorme linha de produção; enquanto o meu é o trabalho de um homem só, manual e personalizado como o terno de um alfaiate.

B – Esse é o valor do meu produto porque as matérias-primas estão escassas ou porque a taxa Selic, Sistema Especial de Liquidação e Custódia, está estacionada em 9,25% ao ano (2021).

Tenha argumentos bem elaborados e também objetivos, tudo vale de lição aprendida para melhorar sua Política Comercial.

2 – Fundamente uma estratégia

A política comercial precisa estar respaldada por uma estratégia, elaborada para garantir a sobrevivência e o rendimento do negócio, de forma saudável e rentável.

3 – Estabeleça regras de preço

A política comercial ajuda a estabelecer margens. 

Os limites comerciais evitarão ofertas e descontos em demasia, de forma que afete o faturamento prevendo ações para altas e baixas demandas de produtos.

Prestar atenção no comportamento dos seus clientes também pode ajudar a segmentar melhor os produtos, através de canais de vendas e hábitos de consumo de determinadas regiões demográficas.

4 – Analise indicadores

Existem indicadores estruturados no seu negócio?

Sabia que eles são capazes de prever diversos tipos de comportamento?

Mas para que isso seja possível é importante implantar a cultura do registro. Temos um material muito interessante sobre a importância dessa cultura, você pode acessá-lo a seguir.

Mas antes de tudo sua Política Comercial também precisa prever a cultura do registro para que seja possível a estruturação de indicadores e orientações para uma política comercial realmente eficaz.

Se a sua empresa ou startup precisa de ajuda para implantar melhorias no negócio, faça o diagnóstico gratuito aqui!

 

Nara Honório, Assessoria de Comunicação

Sandro Zambelli, CEO e Diretor Comercial, Consulting Blue

Tem alguma dúvida, comentário ou sugestão de conteúdo, comente!

 

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Performance: indicadores para avaliar produtividade

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