O Business Plan, também conhecido como plano de negócio, é responsável pelo mapeamento e estruturação de cada etapa dos negócios, com o objetivo de tornar ele viável e rentável.
O ideal é que ele seja implantado ainda na fase de estruturação, o que não impede que ele possa ser adaptado e melhorado em outros momentos.
O objetivo é: entender o mercado, público, organizar custos e entender de onde será levantado o capital necessário para atingir as metas desejadas, além de estipular o valor de mercado de serviços e o lucro desejado.
Como fazer um Business Plan
Existem algumas etapas que devem ser seguidas antes de implantar um business plan, sendo a etapa essencial a criação de um documento contendo todas as etapas do projeto.
Essa apresentação serve tanto para o próprio controle interno dos gestores, como para apresentar o negócio para investidores, motivo pelo qual precisa ser feito com muita precisão e objetividade.
Nele devem ser estipulados:
Objetivos e missão da empresa
Mercado de atuação
Produtos e serviços oferecidos
Organização logística e de produção
Mapeamento de oportunidades no mercado
Equipes de produção e máquinas disponíveis
Gestores
Planejamento orçamentário do projeto
Business Plan, primeiros passos
Defina o passado, presente e futuro da empresa!
1º Coloque no papel a história da empresa, desde a fundação aos trabalhos que ela já realizou
2º Faça a apresentação dos sócios
3º Defina como funciona a organização das finanças
4º Defina a localidade das unidades e filiais da empresa em um lugar só
Estude o mercado de forma estratégica através da análise de SWOT (Strengths, forças; Weaknesses, fraquezas; opportunities, oportunidades e threats, ameaças) para prever comportamentos de concorrentes e se anteceder a problemas futuros, tanto para o seu negócio quanto para os produtos que a sua empresa oferece.
A análise de SWOT será responsável por mapear de onde virá os clientes, quais as oportunidades de expansão, abordagem e criação de novos produtos, pontos a serem ressaltados entre outros.
Planejamento de marketing empresarial
É através do plano de marketing que a empresa e os produtos ganharão a visibilidade necessária, mas para isso é preciso ter muito bem claro e estruturado:
1º Público-alvo e persona
2º Qual o posicionamento da marca no mercado?
3º Qual a fonte para prospectar clientes?
4º Quais os canais de comunicação, para fazer anúncios e divulgar promoções para atrair e reter?
5º Quais serão os canais de relacionamento com o público?
6º Qual a estratégia dos preços?
7º Sazonalidade das campanhas de vendas; usada para identificar períodos com maior oportunidade de venda ou captação de clientes.
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Nara Honório, Assessoria de Comunicação, Consulting Blue
Sandro Zambelli, Direção Comercial, CEO, Consulting Blue