Como melhorar a gestão de estoque

A gestão de estoque lida com a relação de produtos e mercadorias adquiridos e armazenados nas empresas, de um escritório a um supermercado.

Dominar essa gestão pode melhorar os resultados do processo de compras, pelo capital que pode ser gerado em um pedido durante determinadas datas comemorativas ou pela adequação dos pedidos já feitos de acordo com as demandas.

Métodos e ferramentas para melhorar o processo de gestão de estoque

1 – Use um sistema ou software

Eles são ideais para que você tenha o controle exato sobre todo o inventário, além do registro exato sobre entradas e saídas.

O apoio de um sistema também pode otimizar esse processo, acusando itens próximos do vencimento, além de apontar em tempo real a capacidade de abastecimento da unidade.

2 – Considere o abastecimento para datas sazonais

Quais as datas comemorativas com maior demanda comercial na sua empresa?

Essa etapa costuma ser definida de acordo com os resultados do Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE), por quê?

Porque é através dele que são observados o comportamento e as demandas geradas pelo público durante determinadas datas do calendário.

O recorte do DRE ajuda a disponibilizar os principais produtos de acordo com o comportamento estipulado para a época:

Exemplo de provisão:

No dia dos namorados, toda a logística, distribuição e marketing de um mercado costuma ser direcionado para mercadorias consumidas nesta data.

O DRE ajuda a estipular, baseado em margens, o quanto de chocolates precisam ser comprados e qual será o desempenho de vendas dele.

3 – Evite o superabastecimento

Produtos sem saída se acumulam no estoque e geram um prejuízo gigantesco sobre o faturamento, o contrário também deve ser evitado com cautela (falta de estoque).

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4 – Estruture ofertas e promoções para não perder o estoque

Apesar de sempre apontar caminhos para uma gestão eficiente, muitas lacunas precisam ser personalizadas, ou seja, algumas dicas podem funcionar para uns e outros não, por isso é importante conhecer todas as nuances e necessidades do seu negócio.

Para isso há a necessidade de informações constantes, que fazem parte do planejamento e estratégia de vendas.

5 – Gestão de valores

A gestão de estoque pode ajudar a melhorar o faturamento à medida em que identifica as principais demandas pelos seus produtos.

Muitas vezes o empresário está tão apegado a um fechamento fixo no final do mês e à folha de pagamentos que esquece o potencial de vendas do próprio negócio.

Ele poderia vender menos e ter mais lucros com menos esforços se foca-se em apenas alguns produtos top de linha, mas acaba querendo vender de tudo para todo mundo e isso pode prejudicar os resultados, ou seja, alguns itens podem “canibalizar“ a margem de lucro da empresa.

6- Ritual de gestão de estoques

Crie um ritual (semanal) onde a equipe de compras e de vendas se reúnam para discutir as metas de vendas e as metas de compras, isso consequentemente irá gerar mais compromisso com o que é comprado e vendido, gerando mais controle de estoque e melhorando a margem de lucro.

Nara Honório, Assessoria de Comunicação

Sandro Zambelli, Direção Comercial

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