Funil de Vendas, o que é e etapas

O funil de vendas é um conceito do marketing fundamentado pela pirâmide de Maslow, que considera o caminho natural que as pessoas percorrem até comprar um produto.

O funil de vendas desenha a jornada da compra; através de um fluxo movido de acordo com as necessidades e desejos dos consumidores.

Existe outro caminho um pouco menos conhecido, também relacionado à estratégia de captação da atenção e estímulo à compra, o AIDA, falamos dele no artigo sobre “Phygital” indicado no final dessa matéria.

O que é um funil de vendas

O funil pode ser dividido em três blocos macro e quatro micro, sendo respectivamente:

Topo de funil

Meio de funil

Fundo de funil

Durante a passagem pelo funil de vendas, o consumidor passa por algumas fases que podem estimular sua intenção de compra, como o ato de estar aprendendo algo novo ou inédito no aprendizado e descoberta; assim como o reconhecimento do problema; consideração da solução e decisão de compra.

É através dessas estratégias e caminhos que visitantes se tornam leads ou possíveis clientes, que se tornam oportunidades e consequentemente clientes reais.

Válido lembrar que o funil de vendas não é uma estratégia exclusiva do marketing e também pode ser utilizado por equipes de vendas.

Como melhorar a dinâmica do funil de vendas nas empresas

Quer realmente melhorar? Então entenda todo o processo, é através dele que o seu negócio vai entender quais são os gatilhos mentais que retém seu público.

O gatilho mental é outra estratégia do marketing para a conversão dos clientes. Certos estímulos mentais interagem e desencadeiam determinadas atitudes, como a urgência; reciprocidade; prova social; explicação; antecipação ou referência. Esses estímulos conversam e convertem.

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Nara Honório, Assessoria de Comunicação

Sandro Zambelli, Direção Comercial

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