Modelos de Vendas: B2G, facilidades

O B2G, business to government, é um modelo comercial que ocorre entre empresas e governos. Esse processo é um pouco mais burocrático e acontece por meio de licitações ou compras emergenciais.

Você pode até não se identificar muito com o modelo, ou não conseguir relacionar a alguma atividade profissional específica, mas esse modelo pode ser executado por grandes empresas e também Micro Empreendedores Individuais (MEI).

Grandes empresas já são figurinhas do governo, mas como MEIs também podem ganhar espaço nesse cenário?

Como o MEI pode se enquadrar nesse modelo?

De acordo com o governo, a partir do dia 23 de dezembro de 2021, não haverá mais necessidade de emissão de certificado digital para participar de licitações públicas no âmbito federal, ou seja, todos os MEIs, além de pequenas empresas poderão ganhar mais esse espaço.

“Queremos, cada vez mais, estimular o acesso de pequenas empresas às licitações governamentais. Com a melhoria de condições de competição, a administração pública selecionará as melhores propostas, enquanto o segmento que mais emprega no Brasil poderá participar ainda mais das compras públicas”.

Cristiano Heckert, secretário de gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

Em números, Micro e Pequenas Empresas movimentaram quase 66% das compras públicas em 2020, o equivalente a R$ 22,6 bilhões em contratos com MPEs, em totalidade o Painel de Compras do governo federal movimentou R$ 73,3 bilhões.

Por que é importante falar sobre esses modelos de vendas?

Para planejar ações estratégicas mais eficientes, que conversem e convertam o público que o seu negócio quer atrair. 

Saber onde o seu cliente está, seja ele público ou privado, o que procura e o que o atrai prepara o terreno para ofertas futuras de novos produtos da sua marca.

Seu negócio tem estratégia de vendas? Precisa de ajuda para melhorar processos gerenciais, operacionais ou comerciais?

Se a sua startup ou empresa precisa de ajuda para implantar melhorias no negócio, faça o diagnóstico gratuito aqui!

Nossos consultores podem ajudar a implantar melhorias na sua empresa ou no seu plano de negócios, além de criar estratégias eficientes para alavancar vendas e reduzir os custos comerciais e operacionais.

Com informações: Governo Federal

Nara Honório, Assessoria de Comunicação

Sandro Zambelli, Direção Comercial

Tem alguma dúvida, comentário ou sugestão de conteúdo, comente!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *