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O que é gestão estratégica de empresas?

A gestão estratégica de empresas é na verdade um conjunto de ações, que englobam a análise das forças e fraquezas do negócio, através da análise de SWOT, construção e execução de planos de ação.

Essa etapa é essencialmente cumprida pelos gestores considerando fatores internos e externos. 

Quais são as principais ferramentas para definir uma gestão estratégica abrangente e que traga resultados? 

Se o seu negócio ainda não trabalha com algumas ferramentas que vamos falar, é interessante repensar esse comportamento se o foco é restabelecer a saúde do negócio.

3 principais metodologias de gestão estratégica para empresas

Separamos alguns dos modelos mais utilizados por empresas de todos os portes para enfrentar e solucionar os principais problemas de gestão operacional a comercial.

Cada acrônimo é feito para facilitar a fixação dos conceitos, ou seja, para cada letra é atribuído um significado ou função, como os métodos são conceitos importados, as letras podem apresentar um significado diferente da tradução livre.

1 Análise de SWOT

O modelo de SWOT é utilizado em diversas etapas do processo por diversos negócios. 

Funciona como uma pré-análise capaz de identificar os pontos fracos e fortes de qualquer negócio.

S – (Forças ou strenghts): são os pontos positivos que sobressaem ao negócio;

W – (Fraquezas ou weakness): pontos críticos que precisam de análise e aprimoramento constante;

O – (Oportunidades, opportunities): possibilidades para a empresa em meio ao futuro,

T – (Ameaças ou threats): esse ponto analisa a concorrência da empresa, o que ela oferece e como isso pode afetar o negócio.

O propósito de todos esses pontos é planejar e se anteceder às ações da concorrência, garantindo a sobrevivência do negócio.

2 PDCA, fundamental para gestão estratégica

Um dos modelos mais usados para esse propósito é o PDCA, que é um método de otimização constante baseado em 4 etapas:

P – Planejar (Plan): construção de um plano, metas, políticas que apresente e considere dados e informações do negócio analisado; 

D – Fazer (Do): definição de execução do plano, o passo a passo para fazer acontecer;

C – Avaliar (Check): avaliação de resultados e redesignação do modelo se houver necessidade (são os relatórios e indicadores a serem analisados);

A – Agir (Act): essa etapa define o que funcionou e o que de fato será implantado na empresa (são reuniões ou checkpoints para avaliar o correto funcionamento de todo PDCA).

3 5W2H

Já falamos sobre essa estratégia para criar conteúdo, mas você sabia que ela pode ajudar a construir hipóteses, identificar e resolver problemas específicos? 

O modelo 5W2H é usado em investigações, criação de hipóteses e resolução de diversos problemas.

Mentalize o problema da sua empresa e responda a cada uma dessas perguntas, se preferir anote.

What (o que): quais as possíveis ações a serem tomadas para solucionar esse conflito?

Why (por que): por que essa ação precisa ser tomada?

Where (onde): em que lugar essa ação será implantada?

When (quando): quando ela ocorrerá, em que espaço e prazo?

Who (quem): quem será designado para isso?

How (como): como a ação ocorrerá?

How much (quanto): quanto vai custar ou o famoso “quanto essa brincadeira vai custar”.

 

Concluindo

E aí, conseguiu ter uma visão mais ampla sobre o problema do seu negócio e também das possíveis resoluções?

Todas essas metodologias trabalham em conjunto e são capazes de estruturar a gestão estratégica das empresas, mas existem outros métodos também.

Lembrando que cada negócio possui uma demanda diferente, que vai depender de acordo com o segmento e porte da empresa, apenas uma análise empresarial é capaz de personalizar e definir as melhores estratégias para curto e longo prazo. 

Tão importante quanto planejar é executar, sua empresa precisa ter um modelo de gestão que favoreça o cumprimento de metas e tarefas no prazos e na qualidade planejados. 

Sua empresa está realmente preparada?

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Tem alguma dúvida, comentário ou sugestão de conteúdo, comente!

 

Nara Honório, Assessoria de Comunicação

Sandro Zambelli, Direção Comercial, CEO, Consulting Blue

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