Blog

Pricing e Margem bruta, 3 Dicas para melhorar

Pricing e margens brutas são etapas do processo de vendas atrelados à precificação de produtos e serviços.

Se você quer vender mais e melhor, adiantamos que não existem milagres e nem fórmulas mágicas. Mas também afirmamos que você pode ter o controle sobre o seu processo de vendas, através da precificação estratégica!

A precificação estratégica é um dos principais fatores responsáveis pela formação da margem de lucro das empresas. É sobre saber o que vender, quando vender e porque vender em um determinado momento ou forma.

 

Qual o produto top de linha do seu catálogo? E porque os outros “dormem” no estoque?

O pricing estratégico é responsável por planejar ações integrativas entre vários produtos, aumentando as margens de lucro das vendas, sempre buscando atrair, conquistar e se popularizar entre seu público.

Nesse processo são estruturadas estratégias de iscas, promoções, upsell e cross sell, capazes de atrair e fidelizar o cliente.

Mas antes de sair por aí tentando adivinhar qual a melhor forma de precificar estrategicamente é preciso fazer: pesquisa de concorrência e check points semanais, para entender os hábitos de consumo da clientela.

Exemplo:

Um mercado pode ser conhecido e atrair seus clientes pelo baixo preço de uma linha de produto (Ex cesta básica), chegando lá diversos outros itens estão disponíveis, mas o mercado já está na rota de compra de quem entrou lá.

Ou seja, por mais que ele tenha o hábito de comprar alguns itens sempre no mesmo lugar, o gatilho da urgência da promoção geralmente desvia sua intenção de compra para outros itens disponíveis no supermercado com uma oferta bacana.

 

Dicas para implantar ou melhorar o pricing estratégico

Confira 3 dicas que preparamos para te orientar a precificar seus produtos ou serviços corretamente!

 

1 – Entenda seus custos e necessidades de margens Brutas por categorias

A Margem Bruta em % é calculada com o custo da mercadoria – impostos / valor de venda, não é necessário ter a mesma margem bruta em todas as linhas de produtos e serviços; com simples pesquisas de mercado você descobrirá os preços de seus concorrentes e descobrirá as margens aplicadas.

Produtos ou serviços de maior procura tendem a ter menores margens, já que existe concorrência.

Veja no DRE (Demonstrativo de resultados) se essas margens Brutas são suficientes para manter a empresa saudável e com boa lucratividade. Se não, talvez seja necessário reduções de custos internos.

 

2 – Gestão de categorias e mix de produtos

Um mix de produtos ou serviços mais justo é mais fácil gerenciar, abrindo mão do excesso de um mesmo item de diversas marcas, consegue abrir espaço para explorar outras categorias mais rentáveis e até mais atrativas.

Avalie tirar de linha produtos ou serviços que não vendem bem mesmo sendo bem trabalhados.

Entenda cada categoria para ter a solução ou ideia para cada uma delas.

Exemplo: um supermercado disponibilizava 10 marcas de macarrão espaguete, retirou 5 para oferecer macarrões e sopas instantâneas, são mais 5 oportunidades de venda!

 

3 – Gestão de Pricing – Momento estratégico

Crie um momento semanal se sua empresa tem uma gama muito grande de produtos/serviços, caso não tenha, o mensal já resolve; para usar a ferramenta de simulação de Competitividade (nosso preço x preço da concorrência), simulação de margens por produtos e margem final.

Com base nesses dados, tome as decisões corretas para alta e baixa de preços.

A ferramenta te dirá se você deve aumentar mais o preço ou ainda tem margem para aplicar mais descontos.
É desse indicador que nascem os produtos/serviços em promoção e todos os ajustes necessários da precificação estratégica.

Na ferramenta você encontrará outras dicas para colocar isso em prática.

Se a sua empresa ou startup precisa de ajuda para implantar melhorias no negócio, faça o diagnóstico gratuito aqui!

 

Aproveite e BAIXE AGORA nosso material completo sobre Precificação Estratégica!

Tem alguma dúvida, comentário ou sugestão de conteúdo sobre pricing? Comente!

 

Você pode gostar de ler:

Qual a “taxa de churn” do seu negócio? Como saber e como usar

Como precificar produtos? 4 Dicas de precificação

O que é upsell? Qual a definição de cross sell? Como essas técnicas podem alavancar vendas

 

Fernando Koshiba, Co-founder, Direção Operacional, Consulting Blue

Sandro Zambelli, Direção Comercial, CEO, Consulting Blue

Nara Honório, Assessoria de Comunicação

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts recentes

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.