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Tendências do Marketing Digital Empresarial

Marketing digital empresarial 2022

O marketing empresarial não vai parar, assim como a revolução digital sem data para acabar a menos que faltem energias renováveis para que possam continuar.

Recentemente, uma matéria do Think With Google, publicada pelo Leonardo Assis, especialista em marketing digital e head de Novos Negócios, trouxe projeções para o campo da publicidade das empresas na era digital.

De acordo com dados da eMarketer, em 2021, grandes empresas e marcas investiram cada vez mais em publicidade. Sendo que, apenas no Brasil, os valores ultrapassaram a casa dos bilhões de dólares: US$ 5,41 bilhões foram destinados apenas para as mídias digitais.

A pesquisa também apontou a publicidade televisiva, com investimentos de US$ 3,96 bi. Em seguida, vem a publicidade outbound, nos impressos como jornais e revistas, empatados pelo valor “irrisório” de U$ 0,63 bi, se comparado com o valor destinado à divulgação na internet.

Publicidade antes da internet

O avanço do marketing e da publicidade é absurdo!

Recentemente, eu, Nara, comprei em uma feira de antiguidades a edição de 1969 da revista Manchete. O tema? ‘O Homem Conquista o Espaço’. Qual a relação disso?

Apesar de o marketing sempre ter existido, era um bebê há pouco mais de 50 anos, isso quando o homem ainda estava desenhando seus primeiros passos na lua.

Cinco décadas depois, já pensamos em Marte e os passos são os mesmos.

Mas o aporte tecnológico e de ferramentas é diferente e limitados à criatividade e indicadores.

A revista traz vários anúncios publicitários de empresas que nem existem mais.

Embora velhos anúncios de loteria com prêmios em cruzados parecem nunca ter saído de cena, a forma de fazer marketing e publicidade mudou e sempre vai continuar mudando. 

Definitivamente, as empresas precisam se preparar para isso. Mas, como?

Tendência do Marketing digital

Pra ganhar tempo, muitos empresários tomam a frente de diversas ferramentas e indicadores disponíveis para organizar o marketing digital dos seus negócios. 

E antes que você pense que acessar painéis de ferramentas é simples, a prática não garante resultados financeiros.

Isso acontece principalmente quando não existem visões estratégicas de gestão empresarial e crescimento. 

Tanto que, para não ficar apenas nas minhas palavras, o próprio material da Google reforça o que a Consulting Blue sempre diz:

Números, métricas e ferramentas não adiantam, se a empresa não sabe onde quer chegar.

 

Daí, a velha história da importância dos KPIs…

Isso porque sem KPIs não existe estratégia empresarial, ou visão de mercado e o empresário toma decisões e ações não direcionadas que servem para desanimar. 

São os resultados negativos dessa proatividade sem direção que fazem o empresário perder o foco.

Growth hacking como tendência de marketing

É aqui que se torna importante que a sua empresa entenda e pratique conceitos de growth hacking.

Essa é uma das metodologias empresariais mais utilizadas por empresas dispostas a crescer de forma escalada, e a resistirem a um mercado cada vez mais difícil.

Por que é importante pensar e repensar estratégias empresariais focadas em gestão, growth hacking e marketing digital?

Porque, de acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2021, o Brasil ocupou o 5º lugar de país mais conectado e ainda bancou a 3ª posição de maior uso diário da internet.

Logo, o marketing digital está mais atrelado do que nunca a uma gestão empresarial eficiente. 

Afinal, quando você pensa no marketing do seu negócio, qual o objetivo da sua marca?  Ser reconhecida, alcançar mais clientes ou aumentar vendas? Você sabe como fazer isso?

Mapeie as travas do seu negócio e evolua sua gestão empresarial!

Ah, inclusive, temos um episódio muito bacana do podcast dedicado exatamente ao Marketing Digital Empresarial, com o especialista em marketing e gestão de tráfego Alan Lopes.

O material está sensacional e pode ajudar bastante no seu negócio, com noções básicas sobre algumas das ferramentas de marketing digital mais utilizadas pelas empresas atualmente.

Nara Honório, Marketing Digital, Consulting Blue

Sandro Zambelli, Diretor Comercial e Growth Hacker, Consulting Blue

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