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Growth hacking, o que a empresa precisa saber?

Growth hacking, ou crescimento acelerado, é um termo que surgiu em 2010, em uma publicação feita em um blog pelo autor e CEO Sean Ellis, considerado o primeiro growth hacker.

Para Michael Birch, programador e também pioneiro na metodologia empresarial, growth é “arte e ciência”.

Já Andrew Chen, empresário do Vale do Silício e investidor em diversas startups, considera que growth hackers seriam híbridos entre marketing e programação.

Chen consideraria que a mentalidade growth hacker testa diversas estratégias de crescimento empresarial intensa e estrategicamente, de testes A/B, landing pages, além de analisar desde oportunidades de virais a taxas de entrega de e-mail marketing.

Mas afinal, o que é growth hacking?

Segundo a base da metodologia, uma das principais habilidades do gestor growth hacker é a análise estratégica de indicadores, gráficos e dados que facilitariam a tomada de decisões rápidas e de grande impacto, tanto na gestão quanto no marketing.

Uma gestão empresarial bem-sucedida reconheceria as dificuldades de cada um desses departamentos e otimizaria todos os processos de forma simultânea, por isso a disparada pelas buscas por growth hacker na internet recentemente.

 

Quantas empresas abriram e fecharam desde o começo da pandemia

Muitas empresas abriram e fecharam durante os últimos dois anos, como apontam os dados do boletim do 2º quadrimestre de 2021, do Mapa de Empresas.

Apesar de confirmar o crescimento do empreendedorismo com uma taxa de 1,9%, se comparado com o desempenho de 2020, totalizando mais de 1.420.782 milhões de negócios abertos em 2021, também mostrou que muitos negócios encerraram atividades.

Esses números são expressivos e impactaram diversos setores, mais de 484. 553 mil empresas fecharam no 2º quadrimestre de 2021, representando uma elevação de 10,2% de encerramentos.

Mas quais as principais causas para as empresas fecharem?

Falência, má administração, impacto da crise?

Claro que existe uma série de fatores que devem ser avaliados e considerados, como preparação, estratégia e mentalidade de crescimento!

“A maioria dos negócios falha na estruturação de objetivos e metas por não considerar todos os processos envolvidos na sua gestão empresarial e por não terem a mentalidade de crescimento acelerado growth hacker”, Fernando Koshiba, co-fundador e diretor operacional da Consulting Blue.

 

10 segmentos que mais fecharam em 2021

1º Comércios varejistas do setor têxtil e de acessórios – 96.419 mil

2º Promoção de vendas – 62.037 mil

3º Lanchonetes e similares – 41.546 mil

4º Salões de cabeleireiro – 35.540 mil

5º Setor administrativo – 37.762 mil

6º Entregas de refeição – 35.419 mil

7º Restaurantes – 34.699 mil

8º Comércios varejistas de alimentos – 37.584 mil

9º Construção civil – 30.689 mil

10º Varejo de bebidas – 23.464 mil

Dados: Mapa de Empresas, 2º quadrimestre de 2021

Existem algumas possibilidades para a descontinuação dessas empresas, como falta de gestão financeira, comercial e operacional. 

Para estruturar e reestruturar negócios o empresário precisa ter uma visão geral da empresa, não adianta investir só em marketing ou em setores de vendas, precisa acompanhar os processos e entregas de cada departamento.

 

Growth hacking, metodologia de crescimento acelerado

É com todo esse cenário que a metodologia Growth Hacking vem ganhando um espaço cada vez maior.

A estratégia de crescimento acelerado usada por grandes empresas estrangeiras, como Amazon, Google, Facebook, Airbnb, têm chamado atenção pelos resultados de longo prazo que essa transformação pode gerar.

São ações estratégicas que trazem resultados gigantescos!

Não é à toa que as buscas pelo termo growth e pela metodologia growth hacker têm crescido na internet, indo de 100 mil a 1 milhão de buscas mensais.

Outras buscas também ocorrem em proporção semelhante em relação a “marketing digital” e “marketing de conteúdo”, segundo dados do Google AdWords¹.

¹Informação consultada no dia 21 de fevereiro de 2022.

 

Growth hacking como estratégia empresarial

Os números das buscas significam que tem muita gente querendo crescer, muitas vezes achando que o marketing digital é sua única salvação!

Apesar de não existir fórmula mágica para as empresas manterem as portas abertas, ou crescerem da noite para o dia, existem caminhos possíveis.

Colocar a casa em ordem seguindo as estratégias de growth hacking pode impermeabilizar seu negócio!

“Com a cultura growth é possível sair da estagnação e alcançar um crescimento acelerado de forma vertical e horizontal, tanto organizacionalmente quanto financeiramente”, Sandro Zambelli, CEO e founder Consulting Blue.

Apesar de 94% das empresas terem escolhido o marketing digital como principal estratégia de crescimento durante a pandemia², muitas delas passaram a perceber que apenas conseguir tráfego para o seu site ou alcançar métricas de marketing digital não é suficiente, é preciso saber vender.

Fonte: Levantamento realizado pela Resultados Digitais em parceria com Vendas B2B.

 

Em outras palavras

Só o marketing digital não é mais suficiente! Ele não vai salvar o seu negócio se a sua empresa não consegue entregar o que vende e se não consegue lucrar e honrar compromissos fiscais e administrativos.

Todos os processos e departamentos precisam ser otimizados estratégica e simultaneamente para conseguir resultados similares ao de grandes empresas, isso é mentalidade cultura growth hacker!

Nara Honório, Assessoria de Comunicação

Fernando Koshiba, Cofounder e Diretor Operacional Consulting Blue

Sandro Zambelli, CEO e Diretor Comercial Consulting Blue

 

Você pode gostar de ler:

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Como fazer gestão de empresas?

Growth Hacking? O que é e como implantar

 

Quer saber como melhorar o seu negócio com Growth Hacking?

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